Temas de Palestras

Confira os temas imediatamente disponíveis, mas não esqueça: se a palestra ideal não estiver nessa lista, ela pode ser criada! Entre em contato para explorarmos possibilidades juntos!

PARA quem ensina e para quem aprende


Palestra
“O Novo Professor: Design, Sentido e Relacionamento”

À medida em que a vanguarda da tecnologia redefine interações, comportamentos e relacionamentos, o papel do professor precisa ser submetido a uma permanente reavaliação. Nessa palestra, sob a luz do Design, o professor Gustavo convida o público a explorar caminhos para a transformação das práticas docentes contemporâneas a partir do estabelecimento de parcerias genuínas, da promoção do entusiasmo e do desencadeamento de respostas emocionais positivas.

PONTOS-CHAVE
  • Entenda o verdadeiro impacto das tecnologias educacionais ao revisitar várias gerações de inovações percebidas como revolucionárias, mas cujos resultados pedagógicos, sem exceção, deixaram a desejar.
  • Explore o conceito de “professor como mentor” em oposição à ideia de “professor como transmissor de conhecimento” e compreenda os benefícios potenciais que resultam do foco nos relacionamentos e na percepção de proximidade.
  • Saiba como um simples reordenamento de suas referências aos domínios de aprendizagem (cognitivo, comportamental e afetivo) pode transformar suas atividades pedagógicas em experiências memoráveis!

para EDUCADORES, GESTORES E LÍDERES


Palestra
“Conhecimento, Criatividade e Inovação”

Três pilares fundamentais dão sustentação ao futuro da Educação: o conhecimento, a criatividade e a inovação. A partir dessa premissa, o professor Gustavo mergulha nas estruturas sistêmicas do conhecimento, propõe a adoção da criatividade como uma competência central e sugere abordagens inovadoras para enfrentar os desafios pedagógicos contemporâneos em uma palestra repleta de provocações e de convites à reflexão.

PONTOS-CHAVE
  • Entenda as estruturas próprias do pensamento sistêmico e aprenda a gerenciar a frustração relacionada à “maldição do conhecimento”, resultado do acesso a enormes bibliotecas de conteúdo durante os processos educacionais.
  • Incorpore estratégias criativas que estimulam o pensamento inovador e impulsionam a evolução de todos os participantes dos processos pedagógicos: alunos e professores, diretores e subordinados, funcionários e estagiários, não importa!
  • Explore as diferentes abordagens dos processos de inovação a partir de um paralelo entre a Inovação Organizacional e a Inovação Orientada pelo Design. A partir daí, aprenda como implementar a cultura para a inovação em sua organização.

PARA quem ensina e para quem aprende


Palestra
“Inteligência Artificial na Educação”

A Inteligência Artificial está transformando o cenário educacional de maneira profunda e acelerada. Em uma palestra que busca desmistificar o tema e trazer clareza ao seu uso no dia a dia, o professor Gustavo conduz os participantes ao longo de uma jornada que conecta teoria e prática, oferecendo uma compreensão abrangente das tecnologias emergentes e de seu impacto potencial na Educação.

PONTOS-CHAVE
  • Compreenda os conceitos fundamentais relacionados ao campo da Inteligência Artificial, incluindo o aprendizado de máquina, a inteligência artificial generativa e o processamento de linguagem natural, bem como sua relevância para o segmento de Educação.
  • Reflita a respeito da adoção de ferramentas de Inteligência Artificial em contextos educacionais: estamos diante de oportunidade ou de uma ameaça?
  • Testemunhe, em tempo real, situações de uso das principais ferramentas gratuitas de Inteligência Artificial e descubra como aplicá-las para otimizar a organização pessoal, o planejamento de tarefas e a gestão educacional.

para EDUCADORES EM BUSCA DA EXCELÊNCIA


Palestra
“Cinco Habilidades Indispensáveis para Enfrentar os Desafios da Educação”

Em um cenário educacional cada vez mais competitivo e acelerado, o que diferencia os profissionais de destaque? Em uma palestra que combina insights práticos com uma profunda reflexão sobre as exigências atuais, o professor Gustavo delineia as cinco habilidades essenciais para educadores e gestores alcançarem a excelência: curadoria, foco, generosidade, persistência e afetividade.

PONTOS-CHAVE
  • Descubra como a curadoria e o foco são fundamentais para atuar consistentemente em alto nível em meio à overdose de informações do mundo contemporâneo.
  • Explore a importância da generosidade e da afetividade para a construção de relações mais sólidas e impactantes não só entre professores e alunos, mas também entre colaboradores de uma mesma organização.
  • Entenda as razões que fazem da persistência uma ferramenta vital para enfrentar obstáculos e conquistar o sucesso em ambientes educacionais desafiadores.

Para quem valoriza a saúde MENTAL na educação


Palestra
“Manifesto pela Inclusão Emocional”

Em tempos em que a inclusão é amplamente discutida, sua dimensão emocional frequentemente passa despercebida. Ao convidar os participantes a repensarem como a saúde emocional pode e deve ser integrada ao cotidiano escolar, o professor Gustavo destaca a importância fundamental da inclusão emocional. Gustavo apresenta princípios fundamentais para criar ambientes que promovam respostas emocionais positivas, beneficiando não apenas os educadores, mas também os alunos.

PONTOS-CHAVE
  • Entenda os inúmeros desafios emocionais enfrentados por educadores no exercício de seus ofícios, tais como a frustração causada pelo excesso de trabalho, a dificuldade em lidar com o peso da responsabilidade relacionada aos processos de avaliação e o comprometimento de sua autoestima diante de situações de desrespeito.
  • Aprenda estratégias para favorecer a criação de situações que promovam respostas emocionais positivas com regularidade em ambientes educacionais.
  • Incorpore práticas de autocuidado e de respeito mútuo com o objetivo de fortalecer a resiliência emocional de professores, alunos e gestores educacionais.

Para quem busca maximizar o engajamento E A ATENÇÃO


Palestra
“Imediação: a Chave da Atenção e do Engajamento”

Situado na intersecção entre a Psicologia, a Linguística e a Educação, o conceito de “imediação” está relacionado com o grau de proximidade percebido entre interlocutores ao se comunicarem. Em outras palavras, quanto maior a imediação, maior a percepção de proximidade, e vice-versa. É a partir dessa abordagem que o professor Gustavo apresenta o foco na imediação como o principal caminho para o fortalecimento dos vínculos entre os principais atores dos processos pedagógicos e explora como esse princípio pode ser aplicado em contextos educacionais para aumentar a atenção e o engajamento de todos os participantes.

PONTOS-CHAVE
  • Entenda o conceito de imediação e sua importância para a criação de conexões sólidas e genuínas não só em situações que envolvem professores e alunos, mas em qualquer circunstância de colaboração entre duas ou mais pessoas.
  • Explore como as três dimensões de resposta emocional (prazer, ativação e dominação) podem ser estimuladas de forma independente para favorecer a percepção de proximidade entre interlocutores.
  • Aprenda a lançar mão de itens de imediação para maximizar a atenção e o engajamento em suas atividades instrucionais.

Para desbloquear definitivamente seu potencial


Palestra
“Você não sofre de Bloqueio Criativo!”

O conceito de “bloqueio criativo” vem sendo cada vez mais questionado à medida em que se multiplicam os recursos disponíveis para potencializar a criatividade. Nessa palestra, o professor Gustavo põe esse conceito à prova tanto em teoria, ao enumerar argumentos sólidos que contestam a existência do bloqueio criativo, quanto na prática, ao apresentar várias ferramentas – incluindo aplicações de Inteligência Artificial – para gerar ideias em larga escala e incorporar a estimulação criativa como parte de sua rotina.

PONTOS-CHAVE
  • Desconstrua o mito do bloqueio criativo e descubra como a utilização adequada de recursos digitais pode ser sua maior aliada.
  • Descubra como usar ferramentas de Inteligência Artificial para estimular sua criatividade e expandir suas possibilidades.
  • Implemente estratégias criativas para gerar ideias de forma permanente e eficar, deixando a paralisia de lado e transformando obstáculos em oportunidades.

PALESTRAS CUSTOMIZADAS

Que tal uma palestra totalmente diferente?

Se você está pensando em oferecer algo inédito, eu também ofereço palestras customizadas. Que tal explorarmos possibilidades juntos?

Quote top icon

Tenho convicção de que estamos, sim, vivendo uma revolução na Educação. Seu nome? “Revolução do Saco Cheio”!

Professor Gustavo Reis

Quote bottom icon